Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Certel aumenta capacidade de sua infraestrutura energética

release

A Certel efetuou recentemente uma importante ação para garantir a qualidade do fornecimento de energia elétrica, e que vem favorecendo, principalmente, o abastecimento aos associados durante este verão. A cooperativa adquiriu, no final de 2018, uma linha de subtransmissão de 69000 volts (V) da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), localizada no Bairro Universitário, em Lajeado. 

Esta linha é essencial para a Certel, pois transmite toda a energia adquirida da RGE Sul que chega até a Subestação Certel 2, em Lajeado e, posteriormente, é distribuída às outras três subestações ( Certel 1, em Teutônia; Certel 3, em Canudos do Vale; e Certel 4, em São Pedro da Serra).

Após a aquisição, a cooperativa realizou um estudo para aumentar a capacidade desta linha a fim de garantir o suprimento de energia aos seus associados durante o período de maior carga do ano, que é o verão. O estudo apontou a necessidade de implantação de mais uma estrutura (poste) e o reforço das passagens e conexões desta linha.

A implantação da estrutura, bem como o reforço das conexões e passagens, foi realizada com equipes de rede energizada (Linha Viva) da Certel e da Procell, não acarretando em desligamento de energia. A execução destes serviços resultou em um aumento de 15% na capacidade de transmissão desta linha, fazendo com que a mesma possa operar em regime de emergência com 100 megavolt-ampere (MVA).

Em janeiro, a Certel registrou a máxima demanda histórica do sistema, chegando a 95,2 MVA de carga. No momento do registro da máxima demanda, as usinas da cooperativa operavam com geração de 13,49 megawatts (MW) e a linha adquirida pela Certel junto à CEEE com 81,72 MVA.

A aquisição da linha e a recapacitação resultaram numa maior garantia de fornecimento da energia, uma vez que, comparando ao ano anterior, a Certel teve um incremento em sua demanda (potência consumida pelos associados) em, aproximadamente, 7,5% no verão.

Legenda da foto: Implantação da estrutura contou com equipes de linha viva

 Crédito da foto: Divulgação/Certel

Deixe seu comentário:

Menu

Ação FM

A rádio da família baronense.

Redes sociais

Curta no Facebook