Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: UM DESAFIO COLETIVO

1594039368

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus não ficam restritos às pessoas infectadas. Na educação, 1,5 bilhão de estudantes chegaram a ficar com aulas suspensas ou reconfiguradas ao redor do mundo. O contingente representa mais de 90% de todos os estudantes do planeta – segundo atualização realizada pela Unesco.  Desde o mês de março, as Escolas do Município de Barão, como em tantos outros municípios, tiveram as suas atividades presenciais interrompidas em decorrência da Pandemia de Covid-19.

A suspensão das atividades presenciais, por ordem governamental, é uma tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus entre os alunos e o restante da população.

Como em todos os setores, o ambiente segue instável. Os alunos permanecem recebendo atividades para realizarem em casa com assessoramento dos professores.

A família sempre teve papel fundamental no contexto de aprendizagem dos alunos, mas neste momento de Pandemia, mais do que nunca, têm sido um indispensável pilar para a construção conjunta do saber ao lado dos educadores.

Todos estão se vendo obrigados a criar uma nova organização para tornar o ensino em casa eficiente. As escolas passaram a adaptar-se a esta nova sistemática e também está em constante aprendizado na busca da oferta de um ensino de qualidade dentro das possibilidades impostas pelo desafio da Pandemia. Da mesma forma, os pais e familiares dos alunos estão sendo um suporte fundamental para o cumprimento das tarefas e um substancial apoio à educação escolar. A mudança repentina também afetou fortemente os alunos, que tem de lidar com um novo modelo de ensino sem premissas, deixam de ter o contato com os colegas e amigos, em novo ambiente, novo formato e que exige uma organização e o desenvolvimento de uma rotina de estudos para tentar manter o ritmo de aprendizagem.

Entende-se que a escola não é somente local de ensino e aprendizagem, mas sim, um espaço de convívio social, de partilha, de compartilhamento, de troca de experiências e descoberta de habilidades e competências e o seu desenvolvimento. Não poder estar neste espaço escolar vivenciando esta composição não é o ideal para a educação, mas há um esforço coletivo para que se torne o mais proveitoso e eficaz possível nas condições necessárias.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura de Barão Clarice Auler Poersch comenta o panorama do segmento: “sabemos que tem sido desafiador para os pais, para as crianças e para os professores aprenderem a conviver com este novo modelo de ensino que é passageiro. Entendemos que com o retorno das atividades escolares presenciais, mais uma vez haverá uma mudança de comportamento afetando todos os envolvidos com a educação, visto que o cenário será outro. Existe uma carga de estresse permeando tudo isto, receberemos alunos cujas famílias estão enfrentando dificuldades econômicas, sociais, que vivenciaram experiências traumáticas, momentos difíceis em decorrência do coronavírus. Estamos nos preparando para a nova realidade da educação também no pós-pandemia.”

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura agradece aos familiares, aos professores, direções e aos alunos pela dedicação em fazerem o seu melhor. Mantenham-se firmes e esperançosos tomando todos os cuidados, que muito em breve os corredores das escolas voltarão a ver a alegria de um prédio cheio de pessoas sedentas pelo ensino. E a escola e os educadores estarão prontos, de braços abertos, esperando por cada aluno: primeiro para acolher, depois para ensinar.

Créditos: Prefeitura Municipal de Barão

Deixe seu comentário:

Menu

Ação FM

A rádio da família baronense.

Redes sociais

Curta no Facebook