Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE IMPLANTARÁ SISTEMA DE ACOLHIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA

acolhimento

Participando do percurso de aperfeiçoamento do SUS, a Secretaria Municipal da Saúde de Barão inicia no dia 12 de agosto de 2019 um novo processo de trabalho no qual é implantado o Acolhimento à Demanda Espontânea.

O acolhimento é uma estratégia proposta pelo Ministério da Saúde para resgatar os princípios do SUS da universalidade e da equidade, na medida em que não somente visa dar uma resposta às demandas de todos os usuários que procuram a unidade de saúde, mas também pretende considerar as necessidades singulares na priorização do atendimento através da classificação de risco.

Em termos práticos o Acolhimento à Demanda Espontânea implanta um novo processo de trabalho na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro onde o cidadão que não tiver consulta agendada para o dia e chegar para atendimento médico na UBS será encaminhado ao profissional de enfermagem que realizará o Acolhimento e classificará o risco deste paciente. Após avaliação do profissional de enfermagem o paciente será encaminhado para consulta médica no dia se constatada a necessidade ou será agendada consulta médica, se constatado que o paciente pode aguardar, para a próxima agenda do profissional médico ao qual o paciente está vinculado.

Alertamos que as consultas médicas de Demanda Espontânea que aconteciam nas segundas e quartas feiras não serão mais disponibilizadas, pois todos os pacientes que buscarem atendimento médico na UBS serão avaliados para constatar a necessidade imediata de atendimento médico.

Ressaltamos que acolhimento é também uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) e quer trazer para o debate o papel de cuidador do profissional de saúde e a importância da responsabilização pelo usuário.

Créditos: Prefeitura Municipal de Barão

Deixe seu comentário:

Menu

Ação FM

A rádio da família baronense.

Redes sociais

Curta no Facebook