Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

SETEMBRO AMARELO

amarelo

Uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

Trazemos aqui, alguns pensamentos sobre o assunto:

O suicídio é uma grande preocupação de saúde pública!

Não é possível dizer que há uma causa única. Há uma interação entre diversos fatores, como saúde mental, questões sociais, culturais, etc.

Os transtornos mentais estão associados à grande maioria dos casos de suicídio. Mesmo assim, uma grande parcela nunca recebeu um diagnóstico.

Os diagnósticos mais recorrentes são:

-Depressão

-Transtorno bipolar

-Esquizofrenia

-Alcoolismo

-Transtornos de humor.

Como se proteger do risco de suicídio ?

– Assim que perceber pensamentos suicidas, comunique imediatamente alguém em quem você confia e peça ajuda para esconder o que puder te machucar.

– Converse abertamente com pessoas próximas sobre o que sente. Você não estará decepcionado eles. Você enfrenta um sinal de piora dos seus sintomas, e não um fracasso seu ou do tratamento.

– Se seus amigos e parentes não puderem te ajudar no momento, entre em contato com sua rede de apoio em saúde mental, busque o serviço de emergências de sua cidade, ou utilize o Centro de Valorização a Vida – CVV. Ligue 188. Não fique sozinho(a).

– Se sentir que ficou com raiva de algo que ocorreu durante sua crise, lembre que é necessário respeitar as limitações dos outros, e que quando estiver menos deprimido(a), você entenderá melhor as razões que eles tiveram para isso, e certamente não entenderá suas atitudes como desafeto.

– Lembre das razões para estar vivo(a): família, projetos, religião, lembranças de dias felizes. Se preferir, faça uma lista, desde já, de todas as razões que tem para gostar da vida e para querer viver. Deixe essa lista em um local de fácil acesso, para que você utilize nos momentos em que estiver mais deprimido(a).

 

Referência:

Aprendendo a viver com o transtorno bipolar. Moreno.

www.setembroamarelo.org.br/

www.cvv.org.br

Deixe seu comentário:

Menu

Ação FM

A rádio da família baronense.

Redes sociais

Curta no Facebook